Investimento TC-C15-i05 – Descarbonização dos Transportes Públicos

DESIGNAÇÃO DO PROJETO:

Alsa Todi - Operação AML Sudeste

OBJETIVOS:

Aquisição de 44 autocarros elétricos para o serviço público urbano de transporte coletivo de passageiros e respetiva infraestrutura de carregamento.

DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO:

No âmbito do Acordo de Paris, Portugal assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050, compromisso este que obriga a uma redução de emissões superior a 85% em relação às emissões de 2005, e uma capacidade de sequestro de carbono de 13 milhões de toneladas. Especificamente no setor dos transportes, sendo este considerado um dos emissores principais, as metas a alcançar são ainda mais ambiciosas, uma vez que implicam, até 2050, uma redução das emissões de 98% em relação a 2005, e a incorporação entre 94% e 96% de energias renováveis nos seus consumos.

Apesar de reconhecido como essencial para o desenvolvimento económico e coesão social, o sector dos transportes é simultaneamente um dos principais responsáveis pelo consumo de energia primária e uma das principais fontes de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), pelo que a estratégia para a atenuação do impacto que este sector produz a nível das emissões de GEE, passa pela modernização e melhoria dos sistemas de transporte coletivo, tornando-os mais atrativos e competitivos em detrimento dos transportes individuais.

Este é também um desafio que está explícito no Pacto Ecológico Europeu [COM (2019) 640], que visando promover o crescimento económico da UE sustentável e dissociado da exploração de recursos, tem por medida a implementação de formas de transporte público e privado mais limpas, mais baratas e mais saudáveis, promovendo deste modo a Mobilidade Sustentável.

Não obstante as melhorias alcançadas nos últimos anos, em Portugal a idade média das frotas de transportes público permanece elevada (mais de 15 anos) e existe uma baixa taxa de veículos ambientalmente mais sustentáveis. A par desta realidade, constata-se que o diferencial de custo entre um autocarro 100% limpo e um autocarro a diesel (EURO VI) equivalente é ainda significativo, constituindo esta situação um obstáculo à escolha preferencial por este tipo de veículos.

Esta operação potenciará a renovação da frota de autocarros da ALSA TODI METROPOLITANA DE LISBOA, com a aquisição de autocarros eficientes e que utilizam fontes energéticas limpas, isto é, com melhor desempenho ambiental, através da aquisição de autocarros novos movidos exclusivamente a eletricidade (baterias). Estes autocarros serão utilizados na prestação de serviços públicos de transporte coletivo de passageiros ao abrigo de contratos de prestação de serviços de transporte público estabelecidos entre os operadores de transporte e as autoridades de transporte. Paralelamente esta operação inclui também a instalação de postos de carregamento de energia elétrica para utilização pelos veículos a adquirir.

Com a aquisição de Autocarros Limpos para renovação e reforço das frotas, a ALSA TODI METROPOLITANA DE LISBOA espera produzir um impacto significativo na promoção da utilização do transporte público, através do reforço da oferta, do aumento do conforto e da qualidade de serviço prestado, assim como espera contribuir para a descarbonização e apoio à transição energética do setor dos transportes, através da redução da emissão de GEE, contribuindo deste modo para o alcance por Portugal do seu compromisso para com o Acordo de Paris.

A operação apresenta os seguintes objetivos específicos:

  • Aquisição de 44 veículos de transporte público movidos a fontes de energia mais limpas até ao final do ano de 2023;
  • Instalação de 44 postos de abastecimento de fontes de energia mais limpas para frotas de transportes públicos, até ao final do ano de 2023;
  • Uma diminuição estimada das emissões anuais de gases com efeito de estufa (GEE) de 2927,28 tonCO2eq, até ao final do ano de 2023;
  • Uma diminuição estimada dos consumos anuais de energia de 77,30 tep, até ao final do ano de 2023

Resultado do concurso público

44 novos autocarros elétricos e respetivos postos de carregamento entregues até final de outubro de 2023.

No seguimento da realização do concurso público (nacional e internacional), para a aquisição de 44 autocarros elétricos para o serviço público urbano de transporte coletivo de passageiros e respetiva infraestrutura de carregamento, a ALSA TODI METROPOLITANA DE LISBOA adjudicou a proposta apresentada pela concorrente EF - Energia Fundamental, Mobilidade Elétrica, Lda., representante em Portugal da empresa chinesa Zhongtong Bus (ZT Bus).

O valor global do contrato adjudicado com a EF - Energia Fundamental, Mobilidade Elétrica é de 19.149.999,55€, e diz respeito a 44 viaturas 100% elétricas da marca Zhongtong Bus e à instalação de quarenta e quatro estações de carregamento, trinta na estação de recolha da Varzinha e catorze na estação de recolha da Moita.