Cultura do cumprimento na Alsa

A Alsa implementou uma cultura organizacional de cumprimento legal em toda as Áreas, o que garante a efetividade dos controlos associados às diferentes Áreas e fortalece o nosso Modelo de Cumprimento Penal de acordo com o "Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro Cria o Mecanismo Nacional Anticorrupção e estabelece o regime geral de prevenção da corrupção".

A Alsa dispõe de um Modelo de Cumprimento Penal, cujo trabalho se centra nos seguintes aspetos:

  • A identificação de atividades que representem um risco criminal.
  • O estabelecimento dos Protocolos e Procedimentos necessários para definir e implementar processos que minorem a ocorrência de crimes.
  • A verificação e a avaliação do Manual de Compliance Penal.
  • A obrigação de informar sobre qualquer questão, reclamação e incumprimento através do Canal de Integridade da Alsa.
  • A consciencialização e a sensibilização sobre a necessidade de cumprir a legislação aplicável e a regulamentação e os procedimentos internos.

Seguidamente, mostramos as principais Políticas que compõem o nosso Modelo de Cumprimento Penal:

Código
ético

Código Ético Alsa

Estabelece os princípios, os valores e os comportamentos que devem regular a Organização e que são de cumprimento obrigatório.

Política
de Compliance

Política de Compliance

Estabelece os objetivos e as bases da Política de Compliance Penal na Alsa, bem como as funções e as responsabilidades.

Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas

Política de Compliance

Tem por objetivo dar resposta a eventuais condutas criminosas aplicáveis a pessoas coletivas em Portugal, através de ações e controlos no seio da Alsa, de forma a reduzir o risco da sua prática no seu ambiente de controlo de segurança

Relatório de Avaliação
dos riscos elevados ou máximos

Política de Compliance

Relatório de Avaliação
anual dos Riscos

Política de Compliance

  Canal de Integridade da Alsa

Na Alsa acreditamos nos nossos valores (Excelência, Segurança, Pessoas, Comunidade e Ambiente e Cliente), que exigem que cumpramos estritamente a norma, em particular quando a nossa missão é liderar a mudança comportamental para o transporte público coletivo.

Há mais de cem anos que evoluímos em constante melhoria, pelo que consideramos que o nosso compromisso com a ética e a transparência não faz mais que nos acompanhar nesta permanente evolução.

Por tudo isso, em cumprimento da Lei 93/2021 relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, abrimos um Canal seguro no qual os nossos colaboradores e demais partes interessadas podem colocar dúvidas, realizar consultas e comunicar qualquer comportamento irregular ou ilegal que contrarie a legislação em vigor ou o Código Ético da Alsa publicado neste site.

Indicamos as três vias de comunicação na Alsa (todos os canais permitem as comunicações anónimas).

 Através da ferramenta tecnológica Navex .

 Chamada para o telefone 800-800-128 (e depois marque 877-907-2683).

Com o telemóvel mediante este Código QR que encaminha diretamente para o site: